terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bob Dylan

 

 

Aos 71 anos, para além de continuar ativo no lançamento de novos discos, Bob Dylan andou em digressão pela Europa. Em agosto, a tournée atravessou o Atlântico e seguiu pelo Canadá e pelos EUA. Agora, a alguns dias de Setembro é anunciado Tempest, o seu 35º disco de estúdio, com data de lançamento marcada para 10 de setembro.

Composto por 10 temas inéditos produzidos pelo próprio cantautor norte-americano, sob o pseudónimo Jack Frost, o novo disco é lançado no ano em que passam cinco décadas sobre a estreia discográfica de Bob Dylan. Em 1962, o álbum homónimo do então jovem de 19 anos incluía standards da música folk e duas canções da autoria de Dylan. "Tempest" surge três anos após "Together Through Life", que nos EUA e no Reino Unido chegou ao primeiro lugar dos tops de vendas, e "Christmas in the Heart", o primeiro álbum do músico com temas de Natal.

EM NOME DA LIBERDADE

Nascido Robert Allen Zimmerman a 24 de maio de 1941 em Duluth, no Minnesota, o músico adotou o seu nome artístico influenciado pelo poeta Dylan Thomas. Bob Dylan acabaria também ele por tornar-se num artista que deu tanta importância à letra das canções como à sua música. Na década de 1960, temas como "Blowin' In The Wind" e "The Times They Are a-Changin'" tornaram-se verdadeiros hinos contra a guerra no Vietname e a favor dos direitos civis nos EUA.A passagem do registo folk acústico para a eletricidade do rock, apesar de controversa, acabou por continuar a influenciar os mais variados artistas da época.

Homenageado por Barack Obama em maio passado - "todos estes anos depois, ele ainda persegue aquele som, continua a procurar a verdade", elogiou o presidente norte-americano - Bob Dylan foi uma das 13 personalidades distinguidas com a Medalha da Liberdade, o mais alto reconhecimento a um civil nos EUA. "Não existe um gigante maior na história da música norte-americana", disse ainda o presidente dos EUA. "Hoje em dia, toda a gente, desde o Bruce Springsteen aos U2, deve muito ao Bob."

sábado, 25 de agosto de 2012

Pink Floyd _ Wish You Were Here

Coco Chanel


Metamorfose — de Gabrielle a Coco

Gabrielle Chanel, que se tornaria a essência da sofisticação francesa, nasceu num abrigo para pobres em Saumur, no Pays de la Loire, na França, numa tarde abrasadora de agosto de 1883. Ela descendia de uma família de camponeses que moravam nos limites de um bosque de castanheiras nas Cévennes, e foram obrigados pela praga da ferrugem a virar vendedores ambulantes. Gabrielle foi registrada com o sobrenome “Chasnel”. Possivelmente foi um erro do funcionário do cartório ou, mais provável, era essa a antiga grafia do sobrenome da família, alterada mais tarde para soar melhor. (O “s” adicional iria causar um pouco de confusão em documentos posteriores na polícia).
A mãe, Jeanne Devolle, solteira quando Chanel nasceu, e o pai, Albert Chanel, feirante, finalmente se casaram alguns anos depois. Nos doze anos anteriores à morte de Jeanne, o casal e os cinco filhos — três irmãs, Julia-Berthe, Gabrielle e Antoinette; e dois irmãos, Alphonse e Lucien — não tinham residência fixa, hospedando-se em espeluncas miseráveis enquanto Albert levava produtos para os mercados das vilas numa carroça. Quando Jeanne faleceu aos 33 anos, em 1895, Albert pôs os dois filhos para trabalhar numa propriedade rural e enviou Gabrielle, com doze, e as duas irmãs para a região inóspita de Corrèze, na França central. Lá, no orfanato do convento Aubazine, fundado no século XII por Étienne d’Aubazine, as irmãs Chanel fi caram sob a tutela de freiras.
Anos   depois,  pensando   nos   anos   humildes   no   convento, Chanel recordou: “Desde a infância, tive certeza de que haviam tirado tudo de mim, que tinha morrido. Soube disso aos doze anos. Pode-se morrer mais de uma vez na vida”.
Nenhum de seus biógrafos refletiu sobre o que teria sentido a menina Chanel em relação à vida no convento. Ela nunca falou sobre o período que passou com as freiras, nem sobre os longos anos de disciplina católica — o trabalho duro, a vida frugal. Na época, a doutrina e a teologia católicas davam ênfase ao pecado, à penitência e à salvação. Também sabemos que, na virada do século XX, instituições católicas como Aubazine doutrinavam os jovens a odiar os judeus. Chanel não era exceção. Era dada a frequentes acessos de antissemitismo. Marcel Haedrich, conhecido escritor francês e editor-chefe da revista de moda Marie Claire, relata uma conversa que teve com Chanel sobre seu livroEt Moïse créa Dieu [E Moisés criou Deus]. Ela lhe perguntou: “Por que Moisés? Você não acredita que essas velhas histórias ainda têm algum interesse, não é? Ou acha que os judeus vão gostar de sua história? Eles não vão comprar o livro!”. Quando a conversa migrou às novas butiques  de moda que se multiplicavam como cogumelos em Paris, Chanel disse: “Só tenho medo dos judeus e dos chineses, e mais dos judeus que dos chineses”. Haedrich comentou: “O antissemitismo de Chanel não era apenas verbal; mas veemente, antiquado e muitas vezes embaraçoso. Como todas as crianças de sua época, ela aprendeu o catecismo: os judeus não haviam crucificado Jesus?”.
Durante séculos, a doutrina cristã sustentou que os judeus tinham sido os assassinos de Cristo. Desde a Idade Média, os europeus pregavam que “os judeus trazem azar” e proibiam que eles ingressassem nas corporações e profissões liberais. Os judeus estavam banidos na Inglaterra na época de Shakespeare, considerados socialmente inferiores, aptos apenas para arrecadar impostos — não o tipo de trabalho que lhes traria a simpatia de famílias camponesas como os Chanel. Mais tarde, os nazistas e mesmo muitos europeus menos fanáticos acreditavam fervorosamente numa conspiração judaico-bolchevista, culpando os judeus pela invenção do comunismo.
Aos dezoito anos, Chanel se mudou para um pensionato feminino católico em Moulins. Naquele período, os franceses ainda discutiam o caso Dreyfus, escândalo que dividiu a França por quase dez anos. A saga se iniciou em 1894, com a prisão, julgamento e condenação por alta traição, com provas falsas, do capitão Alfred Dreyfus, um jovem oficial da artilharia francesa de origem alsácio-judaica. Condenado, Dreyfus foi desterrado para uma colônia penal na ilha do Diabo, na Guiana Francesa; mais tarde, passou por novo julgamento e finalmente foi absolvido em 1906. Reintegrado ao Exército francês com a patente de major, Dreyfus combateu honrosamente na Primeira Guerra Mundial, aposentando-se como tenente-coronel em 1919.
O caso Dreyfus pôs a nu as paixões antissemitas da época e a influência decisiva da Igreja católica e de seus aliados monarquistas e nacionalistas. Na adolescência de Chanel no convento e, depois, na comunidade católica em Moulins, “o antissemitismo estava em plena efervescência”. La Croix, jornal católico assuncionista de grande circulação, “atacava ferozmente os judeus”. Um típico porta-voz da posição da Igreja era o padre jesuíta Du Lac, guia espiritual do jornalista Édouard Drumont, autor de La France Juive [A França judaica]. Drumont cunhou o lema “A França para os franceses” — que ainda hoje ressoa na política francesa, em especial nas campanhas de Jean-Marie le Pen e sua filha Marine, agora líder do poderoso partido de extrema direita, Front National.
Chanel não teria como escapar à campanha de propaganda da Igreja católica contra o oficial judeu Dreyfus. Mais tarde, o medo e o ódio que alimentava pelos judeus se tornaram notórios e muito constrangedores — mesmo para os que abraçavam uma forma mais branda de antissemitismo.
Aos vinte anos, Chanel começou a trabalhar como costureira e, nas horas vagas, cantava num bar frequentado basicamente por oficiais da cavalaria. Lá ela se tornou “Coco”, nome extraído de uma cançoneta de seu repertório, ou talvez diminutivo de cocotte, termo francês para uma mulher sustentada por amantes.
Foram seus olhos negros ardentes, o corpo admirável, a beleza e a magreza quase infantis que acabaram cativando o coração de um rico ex-oficial, Étienne Balsan. Chanel pôs de lado agulhas, linhas, a coqueteria dos bares e a perspectiva de uma vida insípida. Aos 23 anos tornou-se amante de Balsan, morando nos três anos seguintes em seu castelo e haras em Compiègne, a 75 quilômetros de Paris. Na densa floresta de Compiègne, entre pântanos e charnecas, várzeas e lagoas, Chanel, o amante e seus amigos iam à caça nos cavalos do haras de Balsan, em trilhas antes usadas pelos reis da França.
Balsan, filho de uma rica família de industriais têxteis que forneciam uniformes ao Exército francês, providenciou que Chanel adquirisse sólida formação hípica — montando de lado e de frente — e lhe ensinou a administrar o haras. As fotos de Chanel a cavalo mostram seu porte altivo; numa, em especial, ela monta um belo baio de caça, com quepe e tranças, conduzindo-se com orgulho e segurança. Seu gosto por cavalos e seus dotes hípicos lhe seriam muito úteis anos depois, ao caçar com Hugh Grosvenor, duque de Westminster, conhecido como Bendor, e seus amigos, entre eles Winston Churchill e seu filho Randolph.

Ausência Fragmentada...

Ausência Fragmentada... (In Releitura)

Nos lençóis inertes vibra a dor

De sentimentos silenciosos.

Ao som do piano, ouço tua voz

E uma lágrima cai chamando a solidão.

É como se cada nota inspirasse

Em mim uma nostalgia, uma saudade.

Ou um passado distante...

Faço dos meus toques

Saudade de nossos corpos.

Das palavras gravadas na pele

Ecos indeléveis do nosso desejo.

Beijo-te neste lamento,

Onde as palavras saem

À procura do significado

Das loucuras de amor

Tatuadas no meu peito

Intimamente

impregnadas

No meu corpo.

___________________Vestall Lilith

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A música e suas mulheres extraordinárias

A música e suas mulheres extraordinárias

 

Ah, as vozes femininas. Grandes sopranos ou vozes pequenas, não importa. Canções sublimes, emocionantes, na voz de mulheres que cantam as cores, a vida, os amores, os dissabores, a política ou apenas as rosas. A arte que vem de suas melodias, letras ou interpretações é capaz de elevar a música ao status quo do sublime. Nunca do medíocre.

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Como não compartilhar da vontade absurda de sentir de Fiona Apple em Every Single Night? Como não ter olhos e coração marejados pela repetição de "I just want to feel everything"?

Com uma vida complexa e uma alma genuinamente artística, nascida em família musical, a cantora americana carrega o peso da violência sexual sofrida, além de outros traumas, que se transformam em arte legítima. Em seu disco de estreia, uma canção, Sullen Girl, já mostrava a complexidade da alma de Fiona.

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Madonna, que reina absoluta em pistas de dança do mundo inteiro, controversa, comercial, tem uma vida que oscila entre a aclamação e a vaia, entre a adoração e o desprezo. Poucas artistas recebem defesas e ataques tão apaixonados como a eterna Material Girl. A música, inclusive, celebra a faceta provocadora de Madge, que faz uma arte afeita às volúpias, à luxúria, à carne, ao sexo e ao poder. Mesmo depois de sua conversão à Cabala, dos filhos e de ter se tornado escritora de livros infantis, Madonna continua fazendo da música um intrumento de choque. Um extraordinário instrumento.

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Maior soprano da história, Maria Callas é considerada a mais controversa artista do universo lírico. Conhecida por frequentes problemas com colegas, a artista tinha um temperamento tão forte quanto a força das personagens que costumava interpretar. Exagerada, buscava uma perfeição que beirava o caricato, mas que, da mesma maneira, lhe alçava ao adjetivo de "magnífica". Como Medea ou Gioconda, até hoje não apareceu uma interpréte que lhe faça sombra. Anna Netrebko, sem a parte das polêmicas, tem tentado (e conquistado) o posto de musa contemporânea do lírico, mas não existiu ainda e dificilmente surgirá alguém como Callas.

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"Prefiro a fama de esquisita à de ninfa sexy". Assim, minha cantora preferida, Björk, traçou um caminho musical à contramão do esperado. A islandesa, que levou um Prêmio Nobel da Música em 2010, se mostra unusual desde os 5 anos de idade, quando começou a cantar. Seu primeiro disco veio aos 12 anos de idade, Björk, incomum até mesmo seus maiores fãs. Diferente de outras cantoras, Björk tem uma vida pessoal discreta e sem (muitos) rompantes ou escândalos a se mesclarem à arte. Björk transita do rock ao jazz experimental, passando pelo universo eletrônico, inovando, com sucesso, a cada nova obra.

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Maior representante do estilo Chanson francês, Edith Piaf, de vida trágica, cantava de forma autobiográfica. Dizem que nasceu duas vezes na rua - dizem que nasceu numa calçada de Belleville - já que foi descoberta enquanto cantava pelas ruas de Pigalle, em Paris. Piaf foi mãe sem ser mãe, foi acusada de cumplicidade em crimes, sempre foi considerada feia (e era baixinha), teve amores controversos e levou cerca de dez anos para gravar sua primeira grande canção, La vie em rose. Dona da maior voz francesa de todos os tempos, Edith Piaf também fez incursões no cinema desde o início de sua carreira. Seus dramas a tornaram uma mulher triste, mas movida, até seus últimos dias, pela paixão e os excessos, de amores e morfina.

Des nuits d'amour à plus finir
Un grand bonheur qui prend sa place
Des ennuis des chagrins s'effacent
Heureux, heureux à mourir.

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Aretha Franklin foi eleita a maior cantora de todos os tempos pela Rolling Stone. A negra, gospel e rainha do soul tem uma voz que é considerada uma maravilha natural e patrimônio dos Estados Unidos. Na posse de Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Aretha Franklin cantou "My Country, 'Tis of Thee", uma das mais significativas canções sobre a liberdade, emocionando o mundo inteiro. Aretha merece os títulos, todos grandiosos, que carrega.

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Miss Peaches do R&B, Etta James, que morreu vítima de uma leucemia em janeiro deste ano, é a própria encarnação do título deste post, uma das mais extraordinárias mulheres na história da música. Viveu, como muitas destas musas, uma vida de excessos de drogas e romances que tornaram sua carreira instável. Instabilidade que não a impediu de gravar canções emocionantes, como At Last, título também do seu primeiro disco, e Blue Gardenia.

Beyoncé, na morte de Etta James, depôs:

"Etta James foi uma das maiores cantoras de todos os tempos. Eu sou muito sortuda em ter conhecido uma rainha. As contribuições dela para a música vão durar para sempre. Interpretá-la no cinema [Cadillac Records] me ensinou muito sobre mim mesma, e cantar sua música me inspirou a ser uma artista mais forte. Quando, sem esforço, ela abria a boca, era possível ouvir sua dor e triunfo."

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Pra mim, é impossível deixar Janis Joplin fora desta lista. A cantora foi a rainha do rock da minha adolescência, eram suas músicas que eu cantava nas rodinhas de violão e bebida barata, o símbolo da minha rebeldia, 30 anos após a sua. Janis Joplin viveu uma vida sem cortes, em versão do diretor, peitou a sociedade, atribuiu significado à vida sem amarras, viveu a mil e morreu aos 27 anos de idade, de overdose, ironicamente aprisionada pelos seus combustíveis de vida: o sexo, as drogas, o álcool e o rock'n'roll. Janis tinha consciência de que sua postura perante a vida a levaria embora mais cedo, mas assumiu esse risco.

O que foi sua maior canção, Piece of my heart.

 

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Nina Simone fugiu dos pais, pastores, pra cantar blues nos cabarés de New York. Sua vida de peitaços e transgressões começava aí. Ativista civil contra o racismo e a violência doméstica (era casada um policial que a espancava com frequência), interpretou canções que sempre foram manifestos políticos. Sua voz rouca e emocionada foi porta-voz de uma vida com causa e sentido. Nina Simone foi uma mulher extraordinária, de voz forte, de voz embargada de histórias. Diva da celebração.

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Gosto de pensar em Ella Fitzgerald como a mais pura das vozes femininas do século XX. Impecável, afinada, de alcance absoluto, a jazzista até hoje recebe tributos de artistas do mundo inteiro, pela sua capacidade de falar de amor encantadoramente. Ella, órfã, abandonou a escola, foi presa, passou por asilos e reformatórios e poderia ter se tornado uma sobrevivente, mas quando descobriu a arte, sua redenção foi absoluta. De poucas palavras, era a música a única a conseguir expiar sua alma doce. Parceira de Louis Armstrong, Quincy Jones, Dizzy Gillespie, Duke Ellington e todos os grandes nomes do jazz, Ella Fitzgerald foi primeira dama da sua vida.

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Patti Smith, a poetisa do punk, é um dos mais incríveis fôlegos da história do rock and roll. Feminista, pensadora e ousada, a cantora americana foi criada entre o ateísmo e teorias religiosas esdrúxulas. Abandonou cedo a escola pra criar uma história de desafios e criações geniais, em parceria com os mais autênticos artistas com os quais conviveu em toda sua vida. Aos 65 anos, Patti Smith ainda mostra uma força e uma incrível alma roqueira, mesmo depois de tantas perdas, acidentes, isolamentos e recomeços. "About a Boy", em homenagem a Kurt Cobain é de uma emoção inexplicável. Aliás, essa mulher é absurdamente extraordinária. Na minha lista de leituras está Só Garotos, sua biografia. Atualmente, Patti anda mais política do que nunca e não tem permanecido calada sob quaisquer assuntos e causas, especialmente em seu país.

 

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Billie Holiday, ou Lady Day, é uma das maiores vozes femininas do jazz. É impossível não se dobrar de ternura ao ouvi-la. Billie, que desde cedo conviveu com as violências da pobreza e a violação de sua própria sexualidade, foi sexualmente abusada aos 10 anos e aos quatorze, já se prostituía. O canto, alguns anos mais tarde, foi sua salvação. Ao menos da miséria social e econômica, porque Billie Holiday nunca se salvou dos seus traumas. O álcool e as drogas lhe acompanharam e levaram dessa vida.

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Por fim, acaba de completar um ano da morte da britânica Amy Winehouse, aquela que me emocionou em inúmeros momentos nessa sua breve vida. Amy, que aos 27 anos, foi derrubada pelos excessos, deixando dois discos como herança musical, "Frank" e "Back to Black". Na música, na moda e na vida, Amy Winehouse, brevíssima, definitivamente se tornou história, ícone e referência, de Adele a Lady Gaga.

As extraordinárias mulheres da música são um sem número. De vozes e almas distintas, de nacionalidades diversas, de inúmeros estilos, de todos os timbres, elas são apenas elas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sergio Larraín - O Personagem Fatal

 

 

Sergio Larraín foi um dos fotógrafos mais importantes da América Latina, suas fotos nos levam à um Chile que parece ter sido criado pelas palavras de Pablo Neruda, mas se as suas imagens saíram de um livro, sua vida se confunde o tempo todo com a literatura: seduzir a filha de um mafioso, ser um exímio atirador de facas na Paris dos anos 60 e ter uma de suas histórias transformadas no filme Blow up de Antonioni são alguns dos capítulos dessa biografia romanceada.

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© Sérgio Larraín, "Copetinera de Valparaíso" (Flickr).

Valparaíso é daquelas cidades imaginárias. Nunca pisei no seu solo, mas sei como andar por suas vielas, conheço a sua geografia acidentada e alguns dos seus desconhecidos habitantes me levam para passear. Como nas narrativas sedutoras que Marco Polo fazia ao imperador mongol Kublai Khan, no livro As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, é impossível não se apaixonar por Valparaíso ao ver as fotografias de Sergio Larraín.

O fotógrafo que não queria ser engenheiro, deixou a faculdade de Engenharia Florestal para se dedicar ao uso da sua Leica IIIC. Dedicou menos de 20 anos à fotografia, mas foi o suficiente para tornar-se um dos melhores fotógrafos da América Latina e entrar para o staff da agência Magnun por convite de nada mais nada menos que Henri Cartier Bresson.
Larraín nasceu em Santiago no Chile, em 1931. Seu conterrâneo, o escrito Roberto Bolaño, o definiu como “O Personagem Fatal” devido à sua vida cercada de mistérios e histórias que parecem retiradas de livros de aventuras. Entre outras coisas, dizem que a primeira tarefa que recebeu ao começar a trabalhar na Magnum, foi a de fotografar o chefe da máfia siciliana Giuseppe Russo, tarefa quase impossível. Vem daí também a história de que teria, quem sabe para conseguir a tal fotografia, seduzido a filha do mafioso.

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© Sérgio Larraín, "Bella en el Lupanar de Valparaíso" (Flickr).

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© Sérgio Larraín, "Inocencia de Valparaíso" (Flickr).

Seus trabalhos estamparam capas das mais importantes publicações de sua época: Life, Paris Match e até a brasileira Cruzeiro. Sua lente se voltava, sobretudo, para a pobreza e a miséria. Em Valparaíso, sua Macondo real, o fotógrafo capturou a cidade em todos os seus prismas: a rica boemia noturna, o passeio de desconhecidos pelas ruelas íngremes da cidade, o porto e sua agitação, mas foi com as imagens pungentes de meninos que viviam sob a ponte do rio Mapocho que ele mais se destacou.

Um dos seus trabalhos mais importantes só faz aumentar a aura de mistério que o cerca: o fotolivro El Retangulo em la mano (1963) teve sua edição toda jogada ao lixo depois que o próprio Sergio rasgou 2 das 17 fotos de todos os exemplares. Por isso, encontrar um exemplar da obra é raríssimo.

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© Sérgio Larraín, "Los siete espejos de Valparaíso I" (Flickr).

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© Sérgio Larraín, "Los siete espejos de Valparaíso II" (Flickr).

Os enigmas pareciam mesmo querer persegui-lo onde quer que fosse. Em uma sessão de fotos que fez nos arredores da catedral de Notre Dame, em Paris, capturou algumas imagens que depois de passarem por inúmeras ampliações revelaram um mistério. Esse enredo lhe parece familiar?

E é familiar à todos aqueles que já leram o conto Las Babas del Diablo, do argentino Julio Cortázar. Na história, o fotógrafo Roberto Michel, um franco-chileno se envolve em um mistério enquanto fotografava em um domingo. A realidade se mistura à dúvida e à ficção, já que ao final fica a cargo do leitor tirar suas próprias conclusões sobre o acontecido.
Para os que não conhecem o conto, o enredo pode lembrar o filme Blow up de Michelangelo Antonioni, que vem da mesma origem, já que foi baseado no conto de Cortázar e consequentemente na fantástica história vivida por Larraín.

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© Blow Up.

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© David Hemmings em Blow Up.

Com uma vida envolta em névoa como a desse chileno, o final não poderia ser comum. Ainda no final dos anos 60, ele conheceu o boliviano Oscar Ichazo, fundador da Teoria Arica que consiste em uma filosofia que busca o desenvolvimento espiritual e a iluminação do ser humano. Assim, mesmo estando no auge de sua carreira como fotógrafo, Sergio Larraín abandonou as câmeras e se isolou no interior da província de Ovalle, no Chile. E lá viveu longe de todo o glamour anterior e de todo o contato com a mídia até fevereiro deste ano, quando faleceu aos 81 anos.

O fotógrafo que revelou um Chile mítico deixou mais que imagens. Com tantos detalhes insondáveis na sua vida, ele nos deixa na dúvida: existiu mesmo ou foi criado por algum escritor de romances?

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© Sérgio Larraín, "Muelles de Valparaíso" (Flickr).

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© Sérgio Larraín, "Calles de Valparaíso" (Flickr).

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© Sérgio Larraín, "Don Alberto y los niños de Mopocho" (Flickr).

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Helena Frontini



Vento enamorado

Eolo brinca de ser meu namorado

Arrepia meu cabelo e fecha meus olhos.

Passa sua lixa arenosa na suave pele nua

Levanta minha saia e beija minha boca

Num despudor de garoto safado.

Pulsa o vento brejeiro e apaixonado

Gemendo com sua voz rouca.

Empurra o mar para afagos nas ancas

Atrevida marola lambendo as coxas

Ao comando do deus da impulsão.

Fujo arredia do ardor abusado

Antes que me leve despida e tonta

Em seu ventre ladrão.

-Helena Frontini-

Tati Bernardes


Sabrina Garras

 

 

“— Garçom… que dose de mentira você tem?

— Temos: Eu te amo, nunca vou te deixar, eu quero você comigo, sinto saudades e também temos uma que anda saindo bastante: “pode confiar em mim”.

— Ah… Manda todas que hoje eu quero me iludir.”

Tati Bernardes

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Amelie

Margusta


Hoje não me apetece ser forte.
Deixem-me chorar!
Desventrar todas as feridas e mágoas
tatuadas a fogo nas vísceras da alma.
Deixem-me chorar,
não sou essa fortaleza edificada,
onde o sorriso sempre floresce nas janelas...
Hoje sou o sal da água, no azul a alastrar,
gaivota sem peito para nidificar ,
suspiro de luz, sopro de velas,
porto sem abrigo, tempestade de mar...
Deixem-me chorar!!!


©Margusta.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DANIEL DEL ORFANO

DANIEL DEL ORFANO E A PERSPECTIVA DE UM TRANSEUNTE

 

"Tento captar a visão romântica mas realista da vida cotidiana..."

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Nascido e criado em Nova York Daniel Del Orfano estudou na prestigiada Knox Boarding School e ensinou a arte da pintura para crianças de todas as idades.

O artista começou a retratar a vida cotidiana a partir da perspectiva de um transeunte, testemunhando os momentos íntimos da vida. Isto o levou a uma quase autobiografia visual.

"Eu misturo a antiga integridade artística com a percepção moderna. Minhas pinturas retratam a vida, não como ela pode ser, mas como é lembrada; um instante, não de um momento em particular, mas de uma memória global. É a beleza da emoção sentida em um momento exato que eu tento retratar. Tento captar a visão romântica mas realista da vida cotidiana, que é a raiz de todo o meu trabalho."

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A imagem simbólica que Daniel mais retrata é o guarda-chuva vermelho, por dois motivos: em primeiro lugar porque quando caminhava pelas ruas de Nova York era surpreendido por tempestades e sempre se encontrava desprotegido, sua salvação eram os vendedores de esquina (isso lhe trouxe a ideia de que o guarda-chuva simbolizava proteção e segurança); em segundo lugar a cor vermelha, sendo utilizada para retratar a paixão e a determinação.

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terça-feira, 14 de agosto de 2012

Melody Gardot–Lisboa

Lisboa
Lisboa com suas casas
De várias cores,
Lisboa com suas casas
De várias cores,
Lisboa com suas casas
De várias cores...
À força de diferente, isto é monótono.
Como à força de sentir, fico só a pensar.

Se, de noite, deitado mas desperto,
Na lucidez inútil de não poder dormir,
Quero imaginar qualquer coisa
E surge sempre outra (porque há sono,
E, porque há sono, um bocado de sonho),
Quero alongar a vista com que imagino
Por grandes palmares fantásticos,
Mas não vejo mais,
Contra uma espécie de lado de dentro de pálpebras,
Que Lisboa com suas casas
De várias cores.
Sorrio, porque, aqui, deitado, é outra coisa.
A força de monótono, é diferente.
E, à força de ser eu, durmo e esqueço que existo.
Fica só, sem mim, que esqueci porque durmo,
Lisboa com suas casas
De várias cores.
Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Oscar Wilde

Oscar Wilde: o amor que não ousa dizer o seu nome

 

Estamos no ano de 1900. Sebastian Melmoth percorre a cidade de Paris em andrajos. Está triste, desolado e sobretudo pobre. As parcas condições financeiras não lhe permitem voltar à sua verdadeira paixão de sempre: a escrita. Viciado em absinto, Sebastian morre subitamente num quarto de hotel barato a 30 de Novembro. Acabava de morrer um dos mais brilhantes escritores de sempre: Oscar Wilde.

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Retrato de Oscar Wilde.

«O Progresso é a realização das Utopias»

Filho de um médico, Sir William Wilde, e de uma poetisa e jornalista, Jane Francesca Wilde, Oscar Wilde nasce em Dublin, Irlanda, a 16 de Outubro de 1854. Fruto do ambiente intelectual de infância desenvolve cedo o gosto pelo estudo de obras clássicas gregas. Em 1874, Oscar recebe a medalha de Ouro no Colégio de Berkeley pelos seus excelentes resultados na disciplina de Língua Grega. Transfere-se para Oxford, onde a sua escrita poética começa a dar frutos. Ganha o prémio Newdigate pelo seu poema «Ravenna». Depois de concluir o curso em Estudos Clássicos, vai viver para Londres com o seu amigo Frank Miles, um pintor de retratos.

Em 1882 parte para os Estados Unidos da América como líder do movimento por ele criado: o Movimento Estético. Este movimento pretendia eleger o Belo como única solução contra o cinzentismo intelectual e social que a sociedade industrial e vitoriana evidenciava. A fama começava a surgir. Depois de uma produtiva viagem intelectual a Paris, Oscar Wilde casa-se com Constanze Lloyd em 1884. O casal muda-se para o bairro de Chelsea em Londres, tendo dois filhos.

Oscar Wilde é já um exemplo de elegância e glamour nos seus encontros sociais. É visto como um excêntrico, sedutor, usando roupas sofisticadas e ousadas para a época. É cada vez mais respeitado pelo meio literário inglês. Em 1891 escreve o seu único romance: «O Retrato de Dorian Gray», um dos mais aclamados livros da literatura inglesa. Rico, respeitado e famoso, Wilde vê o mundo à sua volta desabar quando se envolve afectivamente com o jovem Lord Alfred Douglas. Os rumores acerca da sua homossexualidade já circulavam por Londres, mas de modo subtil. O pai de Lord Alfred Douglas, o chamado Marquês de Queensberry, apercebe-se do sucedido e através da sua influência e poder instaura um processo em tribunal a Wilde. Na época Vitoriana, a homossexualidade era violentamente reprimida com pena de prisão.

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Retrato de Oscar Wilde.

Oscar Wilde está ciente de que este caso amoroso poderá arruinar-lhe a reputação e a consolidada carreira de escritor e tenta por todos os meios demover o marquês, processando-o por difamação. Sem sucesso. Novas provas são apresentadas, o caso espalha-se na opinião pública e o marquês leva mesmo Oscar Wilde a tribunal. É condenado a 2 anos de prisão com trabalhos forçados por “cometer actos imorais com diversos rapazes”.

Durante este período todos os seus bens são vendidos para pagamento de custas judiciais e os seus livros retirados das livrarias. O amor que Oscar sente por Lord Alfred Douglas ajuda-o a suportar a dolorosa estadia na prisão, mas a sua saúde ressente-se e a sua reputação é manchada irremediavelmente. Amargurado contra a injustiça mas servindo-se da paixão como combustível contra a escuridão existencial em que se encontra, Oscar escreve a célebre «Balada do Cárcere de Reading», a comovente «De Profundis», uma carta de amor dirigida a Lord Alfred Douglas e o visionário «A Alma do Homem sob o Socialismo».

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© Estátua colorida de Oscar Wilde na Praça Merrion, Dublin (Wikicommons, Sandro Schachner).

Com a saúde arruinada pelas degradantes condições da prisão e a alma negra pelo seu amor proibido, Oscar Wilde é libertado a 18 de Maio de 1897. Muda-se para França completamente arruinado financeiramente. O retorno à sua carreira literária é uma miragem. Adopta o pseudónimo Sebastian Melmoth como forma de fugir à conotação negativa que o seu verdadeiro nome tem na sociedade. Vicia-se em absinto e muda constantemente de quarto de hotel, para locais cada vez mais degradantes. A 30 de Novembro de 1900 um ataque de meningite é-lhe mortal. Oscar Wilde morre na pobreza e no esquecimento em Paris.

A sua obra genial é doce, visionária e irreverente. Extremamente inteligente e sensível, Wilde legou-nos escritos polvilhados de amor, liberdade e anti-convencionalismos. Tornou-se uma referência literária do século XIX. O Progresso é a realização das Utopias, e Oscar Wilde sabia-o. Ninguém irá preso hoje em dia, numa sociedade civilizada, por amar alguém do mesmo sexo.

Aleah

Água e Vinho
Estou perdido sem você
Mas agora eu também estou perdido com você
Como posso saber o que fazer
Quando o que você me diz não é verdade
Aprenda a distinguir
É o que você diz
Quando na minha fúria
Eu me afasto
Mostre-me seu sinal
Água e vinho
Eu preciso que você seja
Mais do que uma voz em mim
Mostre-me seu rosto
Ou pelo menos alguma prova de sua graça
Eu preciso que você seja
Mais do que uma luz em mim
Pelo menos hoje...
Abrace-me na minha dor
Mas você tem causado a mesma
Por que você não pratica o que prega?
Que bem veio disso, a maneira que você ensina?
Aprenda a distinguir
É o que você diz
Quando na minha fúria
Eu me afasto
Deixe-me em paz
Deixe-me ser sem minhas esperanças
Sem meus medos
Não, não abandone-me, deixe-me
Veja a verdade
Prove minhas lágrimas, minhas lágrimas amargas
Causadas por você...

Papermaps

domingo, 12 de agosto de 2012

Vera Queiroz

 

Gravei as palavras do teu poema.
Para que ninguém,
jamais,além do meu coração saiba.
Que o poema mais lindo,
hoje escreveste em mim.


Vera Queiroz

 

Foto: Gravei as palavras do teu poema.
Para que ninguém,
jamais,além do meu coração saiba.
Que o poema mais lindo,
hoje escreveste em mim.

Vera Queiroz

sábado, 11 de agosto de 2012

O poeta

O poeta

A vida do poeta tem um ritmo diferente

É um contínuo de dor angustiante.

O poeta é o destinado do sofrimento

Do sofrimento que lhe clareia a visão de beleza

E a sua alma é uma parcela do infinito distante

O infinito que ninguém sonda e ninguém compreende.

Ele é o etemo errante dos caminhos

Que vai, pisando a terra e olhando o céu

Preso pelos extremos intangíveis

Clareando como um raio de sol a paisagem da vida.

O poeta tem o coração claro das aves

E a sensibilidade das crianças.

O poeta chora.

Chora de manso, com lágrimas doces, com lágrimas tristes

Olhando o espaço imenso da sua alma.

O poeta sorri.

Sorri à vida e à beleza e à amizade

Sorri com a sua mocidade a todas as mulheres que passam.

O poeta é bom.

Ele ama as mulheres castas e as mulheres impuras

Sua alma as compreende na luz e na lama

Ele é cheio de amor para as coisas da vida

E é cheio de respeito para as coisas da morte.

O poeta não teme a morte.

Seu espírito penetra a sua visão silenciosa

E a sua alma de artista possui-a cheia de um novo mistério.

A sua poesia é a razão da sua existência

Ela o faz puro e grande e nobre

E o consola da dor e o consola da angústia.

A vida do poeta tem um ritmo diferente

Ela o conduz errante pelos caminhos, pisando a terra e olhando o céu

Preso, eternamente preso pelos extremos intangíveis.

Vinicius de Moraes

 

 

FINA TORRES

 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Meditação

Meditação

Foto de: Matthieu Belin


Às vezes, quando a noite vem caindo,
Tranquilamente, sossegadamente,
Encosto-me à janela e vou seguindo
A curva melancólica do Poente.
Não quero a luz acesa. Na penumbra,
Pensa-se mais e pensa-se melhor.
A luz magoa os olhos e deslumbra,
E eu quero ver em mim, ó meu amor!
Para fazer exame de consciência
Quero silêncio, paz, recolhimento
Pois só assim, durante a tua ausência,
Consigo libertar o pensamento.
Procuro então aniquilar em mim,
A nefasta influência que domina
Os meus nervos cansados; mas por fim,
Reconheço que amar-te é minha sina.
Longe de ti atrevo-me a pensar
Nesse estranho rigor que me acorrenta:
E tenho a sensação do alto mar,
Numa noite selvagem de tormenta.
Tens no olhar magias de profeta
Que sabe ler no céu, no mar, nas brasas...
Adivinhas... Serei a borboleta
Que vendo a luz deixa queimar as asas.
No entanto — vê lá tu!— Eu não lamento
Esta vontade que se impõe à minha...
Nem me revolto... cedo ao encantamento...
— Escrava que não soube ser Rainha!

Fernanda de castro

Foto de: Matthieu Belin

Vera Queiroz

 

Gravei as palavras do teu poema.
Para que ninguém,
jamais,além do meu coração saiba.
Que o poema mais lindo,
hoje escreveste em mim.
Vera Queiroz

Foto: Gravei as palavras do teu poema.
Para que ninguém,
jamais,além do meu coração saiba.
Que o poema mais lindo,
hoje escreveste em mim.

Vera Queiroz

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

E NÃO VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE

 

publicado em fotografia por branca dias | 1 comentário

Tudo começa com "Era uma vez" e termina em "E foram felizes para sempre". O desenrolar da história perde-se num momento, numa ocasião. O interruptor da luz impulsiona a narrativa e, depois de para sempre, há o mergulho na escuridão. O fim da história. Para sempre é muito tempo. Que promessa é esta? Que certeza? Como pode um final feliz terminar com um ponto final? Onde estão as vírgulas, as interrogações das incertezas e as reticências do silêncio? Conheça o disparo do fotógrafo Thomas Czarnecki sobre os contos de fada.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "The little Mermaid - On the other shore".

Conto. Não conto. Conto? Este conto não tem um final feliz. O seu fim é trágico, o ambiente é decadente, obscuro e mórbido. As personagens são figuras femininas da Disney que o leitor talvez reconheça como princesas. O tempo, esse, se mantém: "era uma vez..." E o fim? Como seria de esperar, é “Não viveram felizes para sempre”.

"From Enchantement to Down" ("Do encantamento à queda") é o disparo lançado pela objectiva do fotógrafo Thomas Czarnecki, que torna os contos de fada da Disney não num sonho, mas num pesadelo. Czarnecki estudou publicidade em Saint-Luc, na Bélgica, e é o atual diretor de arte da Leo Burnett, em Paris, continuando a trabalhar como fotógrafo freelancer.

O choque entre a inocência dos contos de fadas e a realidade sombria da cultura foram a alavanca que levaram o fotógrafo às encruzilhadas da inocência e doçura das personagens da Disney bem como a recriar um novo universo. Um campo imaginário com um destino fatal, de personagens sem encanto, e o confronto do universo ingénuo e inocente dos contos de fadas com a realidade. O mistério está no autor da tragédia, que não se encontra presente.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Cinderella - Too fast".

As doze badaladas da meia noite não assinalavam simplesmente a fuga da Cinderela. A pressa determinou a sua morte, sendo assinalada pela perda do sapato.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Snow White - My sweet Prince".

A Branca de Neve não foi salva pelo príncipe. Terá sido verdadeiro e decisivo o golpe da rainha? O mesmo acontece com o Capuchinho Vermelho. Atacada pelo lobo? Imagens sinistras, cenas de crime e quartos abandonados traduzem a inquietação da narrativa.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "The little red ridding hood - Happy end".

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Spleeping Beauty - Naughty girl".

A Bela Adormecida, afinal, foi vítima da sua desobediência e comportamentos impróprios. A maldição estava incutida nela própria e não no exterior.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Pocahontas - One more trophy".

Pocahontas era apenas um mito romântico. Thomas Czarnecki retrata-a como um troféu de alguém – uma vitória que viola os princípios da ética e é fortemente desencorajada.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "The Beauty and the Beast - Not so romantic".

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Jasmine - One last wish".

A Bela e a Fera ficaram aquém do romantismo, a Jasmine foi intoxicada com o seu último desejo, a Pequena Sereia morreu na praia e a ambição e curiosidade da Alice no Pais das Maravilhas aprisionaram-na a uma caverna sombria. O símbolo da sua curiosidade, o coelho branco, jaz morto.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Alice - just a trap".

As fotografias de Thomas Czarnecki são o último suspiro dos contos de fadas, questionando as suas promessas e profecias.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/06/e_nao_viveram_felizes_para_sempre.html#ixzz22oK2kwri

 

Tudo começa com "Era uma vez" e termina em "E foram felizes para sempre". O desenrolar da história perde-se num momento, numa ocasião. O interruptor da luz impulsiona a narrativa e, depois de para sempre, há o mergulho na escuridão. O fim da história. Para sempre é muito tempo. Que promessa é esta? Que certeza? Como pode um final feliz terminar com um ponto final? Onde estão as vírgulas, as interrogações das incertezas e as reticências do silêncio? Conheça o disparo do fotógrafo Thomas Czarnecki sobre os contos de fada.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "The little Mermaid - On the other shore".

Conto. Não conto. Conto? Este conto não tem um final feliz. O seu fim é trágico, o ambiente é decadente, obscuro e mórbido. As personagens são figuras femininas da Disney que o leitor talvez reconheça como princesas. O tempo, esse, se mantém: "era uma vez..." E o fim? Como seria de esperar, é “Não viveram felizes para sempre”.

"From Enchantement to Down" ("Do encantamento à queda") é o disparo lançado pela objectiva do fotógrafo Thomas Czarnecki, que torna os contos de fada da Disney não num sonho, mas num pesadelo. Czarnecki estudou publicidade em Saint-Luc, na Bélgica, e é o atual diretor de arte da Leo Burnett, em Paris, continuando a trabalhar como fotógrafo freelancer.

O choque entre a inocência dos contos de fadas e a realidade sombria da cultura foram a alavanca que levaram o fotógrafo às encruzilhadas da inocência e doçura das personagens da Disney bem como a recriar um novo universo. Um campo imaginário com um destino fatal, de personagens sem encanto, e o confronto do universo ingénuo e inocente dos contos de fadas com a realidade. O mistério está no autor da tragédia, que não se encontra presente.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Cinderella - Too fast".

As doze badaladas da meia noite não assinalavam simplesmente a fuga da Cinderela. A pressa determinou a sua morte, sendo assinalada pela perda do sapato.

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© Thomas Czarnecki, "Snow White - My sweet Prince".

A Branca de Neve não foi salva pelo príncipe. Terá sido verdadeiro e decisivo o golpe da rainha? O mesmo acontece com o Capuchinho Vermelho. Atacada pelo lobo? Imagens sinistras, cenas de crime e quartos abandonados traduzem a inquietação da narrativa.

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© Thomas Czarnecki, "The little red ridding hood - Happy end".

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© Thomas Czarnecki, "Spleeping Beauty - Naughty girl".

A Bela Adormecida, afinal, foi vítima da sua desobediência e comportamentos impróprios. A maldição estava incutida nela própria e não no exterior.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Pocahontas - One more trophy".

Pocahontas era apenas um mito romântico. Thomas Czarnecki retrata-a como um troféu de alguém – uma vitória que viola os princípios da ética e é fortemente desencorajada.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "The Beauty and the Beast - Not so romantic".

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Jasmine - One last wish".

A Bela e a Fera ficaram aquém do romantismo, a Jasmine foi intoxicada com o seu último desejo, a Pequena Sereia morreu na praia e a ambição e curiosidade da Alice no Pais das Maravilhas aprisionaram-na a uma caverna sombria. O símbolo da sua curiosidade, o coelho branco, jaz morto.

conto, Czarnecki, de, fadas, morbido, Thomas, tragedia
© Thomas Czarnecki, "Alice - just a trap".

As fotografias de Thomas Czarnecki são o último suspiro dos contos de fadas, questionando as suas promessas e profecias.