Ikenaga Yasunari é um pintor japonês de 46 anos que utiliza telas de linho para realizar um trabalho fascinante. Ele consegue fazer a difícil junção entre tradição e modernidade através de pinturas envolventes que retratam toda a beleza e sensualidade femininas sem abandonar as milenares técnicas artísticas japonesas.
O que é mais interessante na obra de Ikenaga Yasunari é que ele resgata o estilo artístico das pinturas ancestrais japonesas através de temáticas modernas. Os princípios da estética artística japonesa, como o miyabi (elegância refinada), mono no aware (empatia em relação às coisas) e wabi-sabi (tranqüilidade e simplicidade), estão presentes em todas as suas obras. Mesmo utilizando as técnicas tradicionais da pintura japonesas, Yasunari compõe retratos de mulheres modernas, acrescentando toques sutis de sensualidade.
Suas mulheres preservam a beleza e a elegância presentes nas pinturas milenares japonesas feitas em rolos de papel ou seda, que tradicionalmente costumavam retratar motivos religiosos, relatar aventuras ou cenas do cotidiano.
O jogo de luz e sombras, a sobreposição de cores e as exatas noções de movimento e profundidade, são substituídos pelo traço simples e limpo, com o uso da aquarela em tons suaves. A delicadeza e a intensidade são elementos que conseguem coexistir em perfeita harmonia nas pinturas de Yasunari, o que acaba por conferir um aspecto mais moderno à sua obra.
© Ikenaga Yasunari
Através de uma atmosfera onírica, construída a partir de motivos florais e de uma delicadeza intocável, Yasunari explora a sensualidade feminina de forma bastante peculiar. As expressões faciais e posturas marcantes das mulheres retratadas atraem o espectador e apelam para seus sentidos de forma despretensiosa, sem extravagâncias ou ousadias. Tudo parece ser minuciosamente dosado, a ponto de dificultar a identificação dos elementos que constituem tal sensualidade. O fato é que os fundos intensamente estampados e padronizados acabam por se perder na profundidade dos olhares, na delicadeza das expressões e na naturalidade dos movimentos das mulheres retratadas por Yasunari.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/10/as_mulheres_de_ikenaga_yasunari.html#ixzz1b9NeYQD1
Sem comentários:
Enviar um comentário