Liz Murray, 29 anos, nasceu numa família de toxicodependentes, foi sem-abrigo ainda adolescente, mas deu a volta por cima.
Estudou e tirou um curso em Harvard. O seu livro, "Breaking Night", é um sucesso de vendas.
Os pais de Liz eram hippies consumidores de droga. "Tinham muitos defeitos, mas eram pessoas incrivelmente carinhosas", explica a jovem sobre a personalidade dos pais. Contudo, relata também episódios em que roubavam o dinheiro oferecido à filha nos aniversários.
A infância e os primeiros anos de adolescência de Liz Murray foram de extrema pobreza. O momento das refeições exigia imaginação. A jovem relata um episódio em que dividiu pasta de dentes com a irmã para jantar, por exemplo.
Quando Liz tinha 17 anos a mãe morreu e a família separou-se: o pai encontrou teto num refúgio para sem-abrigo, a irmã ficou num sofá em casa de um amigo. Mas Liz não encontrou alternativa: dormia na rua e no metro de Nova Iorque. E foi nesse mesmo ano que decidiu mudar de vida.
Em dois anos, terminou o secundário com aulas noturnas graças a um professor que o "El Mundo" apelida de anjo da guarda. O mesmo que lhe deu a conhecer Harvard numa visita de estudo. Foi nesse momento que Liz escolheu o sítio onde queria estudar. Soube que o New York Times dava bolsas aos melhores alunos e conseguiu uma. Licenciou-se na Universidade que tinha visitado anos antes.
Agora percorre o mundo a contar a sua história. "Eu era uma pessoa daquelas pessoas de que as pessoas se afastam na rua", explica Liz Murray sobre o seu passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário