O nome das notas musicais tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais, o chamado sistema de Solmização. Estas foram retiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista. As frases iniciais deste hino, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve pollute,
Labii reatum.
Isto significa algo como: “Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos teus lábios impuros.” Mais tarde UT foi substituído por Dó, sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incómoda para o solfejo e foi adicionada a sílaba SI, como abreviação de Sante Iohannes (São João).
Antes de se fixar como apelido, Lima era aplicado inicialmente às pessoas provenientes da região do Lima (Limia em castelhano e galego), rio que nasce no Sul da Galiza (Espanha) e encontra a sua foz na costa do Minho (Norte de Portugal). Trata-se de um nome de origem pré-romana, cuja raiz se liga aos topónimos Lemos (Monforte de Lemos, na Galiza) e Lamego (Portugal).
Sem comentários:
Enviar um comentário