Bob Dylan - O poeta de uma geração com um legado de uma vida
Bob Dylan é um dos artistas com um dos legados mais influentes da história da música mundial. Famoso pela voz de "bagaço" que o caracteriza, a voz anasalada e esganiçada que o imortaliza, é aclamado não só pelas suas intepretações, mas para muitos sobretudo pelas suas incríveis composições que fazem dele o poeta de uma geração.
Porque 2011 é palco de uma série de acontecimentos interessantes no panorama musical, é tempo de homenagear o contributo da obra daquele que é um dos maiores artistas de todos os tempos: De nome verdadeiro Robert Zimmerman que completa este ano 70 anos de idade, é ele o génio Bob Dylan.
Bob Dylan é um dos fenómenos musicais mais aclamados e bem recebidos do século XX. O cantor e compositor norte-americano é um dos artistas, para muitos até o artista mais influente e bem sucedido do último século.
Prova disso mesmo foi o enorme e importante contributo que ofereceu à musica mundial, nomeadamente à música que viria a emergir nas décadas seguintes e no aparecimento de outros grandes nomes do rock americano e britânico das décadas de 60 e 70, como os grandes The Beatles que, por sua vez, acabariam posteriormente por se tornar no fenómeno musical popular mais revolucionário da história.
Dylan é uma das figuras musicais mais carismáticas de todos os tempos e é de destacar que o seu sucesso adveio não só do seu talento como cantor, mas sobretudo da enorme capacidade que demonstrou como compositor das suas letras marcadamente influenciado por poetas da geração beat e pelos movimentos hippies dos anos 60 como tantos outros artistas de sucesso desta época. As suas composições quase sempre eram bem recebidas.
Bob Dylan é assim elogiado pela crítica especializada pelas sua extraordinária capacidade para escrever e compor temas. Foi muito devido a isso que Robert Zimmerman se tornou no grande fenómeno Bob Dylan.
Não é por acaso que a famosa revista Rolling Stone elegeu o seu hit Like A Rolling Stone como a melhor música de todos os tempos na sua lista das 500 melhores músicas de sempre e Dylan como o 2º melhor artista, atrás apenas dos The Beatles . Por isso mesmo Bob Dylan é muitas vezes apelidado de "o poeta de uma geração", da sua geração.
Interessante será referir que apesar das mudanças que surgem nos géneros musicais que caracterizam cada geração, a sua música persiste e é apreciada até por muitas pessoas da geração mais recente, a "nova geração", ao sentirem nostalgia de tempos que não viveram, mas que Dylan transmite de uma forma absolutamente extraordinária pela sensibilidade das suas letras. É aqui que reside uma das características mais interessantes e curiosas da música de Bob Dylan.
Ainda que o seu talento como cantor seja questianado por muitos devido à sua voz não ser propriamente potente, ser uma voz anasalada, fanhosa e esganiçada, uma voz de "bagaço" e algo reflectora dos excessos do tabaco, é essa a voz que fez de Bob Dylan um fenómeno, que desde logo o caracterizou e o imortalizou.
Autor de enormes sucessos como Blowin' In The Wind , Mr. Tambourine Man e Knockin' On Heaven's Door , Dylan foi desde muito cedo inspirado por artistas de renome no panorama do Rock & Roll mundial como Little Richard e Buddy Holly e foi muito devido a isso que Dylan se sentiu sempre muito ligado ao Rock.
Fruto da descoberta da sua paixão pela Folk Music , nos finais dos anos 50, Dylan iniciou a sua carreira direcionado para o Folk Rock e para o Country Rock seu característico e são destes géneros os maiores êxitos músicais do artista norte-americano e alguns dos maiores êxitos de todos os tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário