domingo, 11 de abril de 2010

GOOGLE E A CENSURA GLOBAL

O fim do motor Google na retira um peso dos ombros da empresa americana.Mas não põe um ponto final nos problemas com a censura a nível mundial.

Era a maior pedra no sapato da Google(detentora do Orkut).Para uma empresa que tem como pograma”organizar a informação do mundo e torn-la universalmente acessível e útil”,estar presente na China,com todo o leque de restrinções que lhe eram impostas não seria o melhor cartão de visita.
Para tirar partido de um mercado de 384 milhões de internautas,do qual já tinha uma fatia de 36 % o gigante dos motores de pesquisa comprometeu-se com o governo chinês a censurar conteúdos:pornografia,Tibete,movimentos disidentes,violência.Até Janeiro,altura em que a companhia reslveu não aceitar as regras do jogo,depois de se descobrir que piratas tentaram aceder a contas de gmail de activistas chineses nos EUA.Na ultima semana cumpriu-se a ameaça. A Google liquidou a versão chinesa e passou a direcionar os utilizadores para o seu sitio em Hong Kong.Pequim reagiu activando o seu j´´a famoso Great firewall,para impedir o acesso dos internautas á morada da Google no antigo território Britânico.O caso chinês não é o único atentação de controlar a internet tem-se generalizado.
60 Paises exercem censura na rede ,o ano passado o dobro de 2008.Estas casos ocorrem em países comregimes ditatoriais,como Cuba;Arábia Saudita ou Coreia do Norte,mas também em algumas democracias avançadas como a Austrália que anunciou criar uma firewall igual a chinesa.
Alias ,conteúdos da Google já foram bloquados em 25 Paises ,incluindo Espanha e Brasil.Exemplos não faltam,na Turquia e crime difamar o estado,ou ridicularizar a chamada condição turca.Por isso a Google proibiu o acesso ,no Youtube, a vídeos que Ancara considera como legais.Na Alemanha,Françae Polónia é ilícito publicar material pró nazi ou que negue o holocausto,como tal não são mostradas ligações para esses sítios.Nos Estados Unidos,os motores de busca podem fornecer ligações a sítios onde ensinam a fazer uma bomba ou a fazer heroína ,mas não podem publicar anúncios sobre essa matéria,porque são ilegais ,dai a não publicitação de como fazer a mesma bomba e fazer ou como se faz a heroína.
AINDA A CHINA
Alias a grande força de engenharia de pogramação e computação mundial encotra-se (Trabalham em geral para a Microsoft) na Índia ;Paquistão e China.
Apesar do contole exercido sobre os conteúdos,têm forma de escapara a censuraatraves de ligações proxy ou descarregando software que contornam o problema tem plataformas internas ,não têm o Google mas usam o Baidu,não têm o Youtube,utlizam o Youku,Não têm o Facebook arramjam-se com o Kixin………….

Sem comentários: