Por: Ruben Zevallos Jr.
Da mesma forma que na França, quando aconteceu que queda da Bastilha e por em seguida a queda do regime monárquico, o Brasil está vivendo uma fase semelhante, mas não somente pela insatisfação do povo devido a falta de caráter dos governantes e sim, devido a falta de interesse de ambos os lados.
O povo
Aqui no Brasil, poucos são os que de fato procuram estudar, trabalhar e ter uma vida justa... quase a totalidade dos brasileiros, está metido em algum esquema e se não está, foi só por falta de oportunidade. Não sou limpo, pois, já foi levado a tais coisas muito tempo atrás, mas, já passou.
O Brasil, como todos falamos, principalmente em mesas de bar, é um país maravilho. De clima ameno, não temos neve, furações, vulcões e desertos. Nossas terras são férteis, nossos rios caldalosos, a chuva é constante, a fauna exuberante e vasta... esse é o Brasil definido por Pedro Álvares Cabral, na sua descoberta e continua o mesmo... o nosso Brasilzão... grande e forte, mas até quando?
O Brasil, já foi alvo de saques... iniciado pelos Portugueses, que levaram boa parte das riquezas... foram esmeraldas, diamantes, ouro e até madeira, cacau, café e açucar... depois, na república, nós, os próprios brasileiros, continuamos o saque, entregando o resto que tínhamos a banana para os grandes paises.
O Brasil aceitou ou forçou, muitas imigrações, que depois do Portugueses, vieram os negros, italianos, alemães, japoneses, chineses e tantos outros que hoje fazem parte do que já foi o sonho de Alexandre o Grande, uma grande miscigenação de raças e culturas.
Mesmo, neste país rico, o Brasil, talvez por falta de visão dos governos e depois, por falta de interesse do povo, esquece, que esta é a sua terra e por ela, devemos lutar.
O governo
Na época do Império, os governantes, nada mais queiram que juntar riquezas, para um dia leva-las para Portugal... ou, queriam, ter um reino rico, como tal, mas, sem aquela pomba que somente a Europa tinha no século IXX... pois para se ter uma corte pomposa, precisaria se ter um povo também rico, mas isso não era desejado...
Depois de República, que até hoje não se sabe como e porque aconteceu, o Brasil iniciou-se uma nova fase... pelo pouco que sei da história, veja que pouco o Brasil mudou, pouco, pela mão dos próprios governantes, pois, pelo pouco que também sei, até a década de 30, foram os barões do café, cacau e açúcar, muitos dos quais viraram empresários, que fizeram este país crescer... mas, ainda com pensamentos da época da escravatura... mas, pelas fotos, se pode dizer que São Paulo e o Rio de Janeiro dessa época, exibia uma certa exuberância e apelo de civilizado.
Depois de Getúlio, quando se implementaram várias leis, inclusive as trabalhistas, que o Brasil também mudou e para melhor, mas, não foi uma mudança preparada e sim uma mudança decretada... o governo precisava dar meios para que o empresariado pudesse crescer, bem como a população, pudesse entender as mudanças.
O Brasil, é um país que sempre faltou de infra-estrutura... é um pais que até pouco tempo, era interligado por estradas de chão, os asfalto, só nos grandes centros. A ferrovia, que mudou o velho e novo mundo (leia-se, Estados Unidos a América), no Brasil, nunca vingou... tanto, que vemos pinguelas, postes e muitas coisas feitas de trilhos de trem, que trêns ligando os confins deste grande pais.
Para que um país possa crescer, precisamos sempre que algumas coisas sejam feitas, que são:
- Sustento: Meios como que o cidadão possa se alimentar e a sua família.
- Educação: Meios para que se tenha acesso à Educação de qualidade e que esta seja continuada.
- Saúde: Meios para que se possa ter a sua saúde assistida, não somente quando estiver doente.
Não estou pegando idéias do atul presidente Lula, que diz, que o povo Brasileiro, precisa ter comida no seu prato para poder trabalhar, estudar e pensar na sua saúde.
Hoje, o governo Brasileiro, está dando meios para que milhões de Brasileiros possa ter pelo menos uma parte ou até a totalidade dos 3 itens acima, mas a troca de que?
A troca
Quando você trabalha, você recebe em troca, a remuneração acertada. Quando você estuda, se esforça e faz uma prova, você recebe boas notas.
Tudo na vida é assim... se esforçou, fez certo, o resultado aparece... a vida é assim... sempre sobrevivem os mais esforçados, adaptativos e mais fortes.
Não tenho dúvidas que o meu trabalho precise ser compensado, pois trabalho para isso e aprendi que a coisa é assim.
Será que a atual política do governo Brasileiro estará levando o Brasileiro a compreender isso?
A revolta
O povo Brasileiro, que desde os índios, passando para os negros e agora, os próprios brasileiros, nascidos e criados neste grande nação, estão se sentindo roubados, devida e indevidamente... mas estão.
Na realidade, estamos... você pode ver nas músicas da MPB, não as novas, mas as antigas... no Hip Hop, nos artigos, nos ataques, inclusive os do PCC, mas passeadas quando na sua rua quando alguém morre e ai vai.
Hoje, presenciei uma pré-revolta, que depois, se tornou algo que até a tropa de choque teve que participar.
Estava retornando de uma viagem do Interior, tínhamos passado pela única ponte de acesso a Ilha de São Luís, quando vimos várias pessoas paradas na pista e quando chegamos mais perto, vi um homem que pelos cabelos brancos, deveria ter uns 45 anos, deitado com o rosto no chão e dele, descia uma linha de sangue escorrido de 2 a 3 metros... como passei bem próximo, deu para ver que esse homem, certamente estava morto, mas não consegui identificar o motivo, se foi um atropelamento, pois estava somente assim, com o rosto aparentemente esmagado devido a queda...
Pois, essas pessoas, fecharam as 2 pistas de 3 vias... começaram a quebrar o asfalto, ameaçar a atacar as pessoas.
Motivo? Ninguém prestou assistência... eu não prestei, porque não sou qualificado para tanto... e, da forma que estava, a remoção, poderia de fato agravar a coisa e, penso que ninguém se sentiria a tal ponto, para prestar auxílio.
A polícia, pelo que disseram, demorou mais de 1 hora para chegar... ambulância... nem sei quando... se é que veio.
E pelo que se sabe, foi esse o motivo... a falta de atendimento.
Esse mesmo povo
O mesmo revoltado povo, faz pouco caso do poder público. Fazem trotes, destroem o bem público, as vias, atacam uns aos outros, constroem em locais indevidos, invadem e declaram a sua própria lei... Muitos, nem empregados são, não pagam impostos, não estudam, estão a margem da lei...
São eles mesmos, que exigem serem atendidos rapidamente... sem qualquer sombra de dúvidas... pois isso está na lei, onde todos os Brasileiros devem ter os mesmos diretos... inclusive de serem bons cidadãos...
O descaso e falta de infra-estrutura
Devido a própria opinião pública, o governo deixa de lados obras importantes, para atender outras necessidades, as de poucos... mas como que os muitos poderão também se impor?
Os governos, desde o tempo da colônia, só se importaram com saque... a preocupação maior, sempre foi o saque das riquezas, que na maioria das vezes, para o bem próprio. Devido a distância e a falta de compromisso, a corrupção, sempre comeu solta aqui no Brasil. Poderiam ser casos pequenos, como um fiscal fazer vista grossa em troca de algumas moedas e assim por diante...
E o povo? O povão, aquele pobre, que não tem grana... sempre dançou... foram os negros, os escravos, que sempre tinham que pagar o pato, viviam nas senzalas, onde o chicote comia feio, quando não, ficavam dias ou até morriam nos pelourinhos. Essa infra-estrutura, foi feita... senzalas, pelourinhos... e nada de educação, estradas etc... pois, os ricos e nobres, passavam suas férias ou até parte de suas vidas, nas lindas ruas de Paris ou em outras das belíssimas cidades da Europa.
Mas, os próprios governos, esquecem que eles moram aqui... vivem aqui... seus descendentes, vão continuar morando na mesma cidade, estado e país que eles ajudam a criar... experimente jogar todos os dias o lixo no seu quintal e veja como que vai ficar dentro de 30 dias? Faça suas necessidades fora do vaso... ou não dê descarga... pois é, é isso ai.
Não temos o mínimo, mas não somente coisas para tapar o sol com a peneira. Precisamos exigir e receber, serviços públicos de qualidade... como hospitais, postos de saúde, escolas, vias públicas, sinalização, policiamento, tribunais e todos os outros tipos de serviços públicos.
E como ser cidadão?
Muitos que vejo por ai, sempre comentam... como poderei ser um cidadão, procurar pagar os impostos em dia, respeitar a todos na rua, selecionar o lixo, usar pouco os recursos naturais, ser o melhor no trabalho, ser fiel a sua família, sendo que o país inteiro está em um Caos?
Realmente, a coisa é complicada, e de uma forma ou de outra, a coisa vai acontecer... o Brasil está caminhando para isso e uma guerra, será o que acontecerá.
Eu prefiro, ser o cidadão... estudar, trabalhar, contribuir, ajudar e fazer o que é certo... não pela lei, não pelos amigos, nem para o governo e sim, para minha consciência e acima de tudo, Deus.
Você pode pensar que não tem como fazer algo... temos sim... precisamos começar e um dos inícios, será o de votar corretamente, sei que não é fácil... melhor, não está fácil votar devido a tantos casos extremos, CPIs, Pizzas e nenhum preso, mas é isso ai... Não vote nos safados... escolha alguém que sempre se demonstrou íntegro... mas aqueles caras do PT, sempre foram íntegros, até o ministro era um deles... em quem acreditar?
Eu posso dizer que... desde que o Brasil é Brasil, a corrupção come solta... quem diz que Portugal já não conhecia o Brasil? Ou até, que negociou com Espanha? Só eles que poderão dizer, mas aqui, agora, você pode fazer diferente... VOTE, mas VOTE consciente... nada de voto nulo ou algo parecido... apesar que votar é obrigado por lei, devemos fazer a nossa parte... depois, trabalhe e seja honesto, sendo assim procure contaminar positivamente outros ao seu redor e que eles façam isso com outros, até, que o Brasil todo mude.
E a guerra
Se o Brasil continuar assim... se o povo não mudar... se o governo também não? A Guerra, será a única solução... pode até ser que ela continue ao ponto de se ter alguma FARC ou Cendero Luminoso, onde alguns guerrilheiros, vão fazer atentados, assassinatos etc... na esperança de conseguir alguma coisa...
A Guerra, não conheço, mas dos que já me contaram e o pouco que vejo na TV, é uma coisa triste. Não digo devido as mortes ou perdas materiais, é que você perde seus marcos... você deixar de ser um cidadão, um ser humano e vira alvo ou soldado... não tem meio termo... então, aquela sua profissão, vida, casa e tudo mais, deixa de existir, até que a guerra passe ou você passe para outra.
Qual a sua decisão?
Eu aposto que lutar pacificamente, será a solução, pois prefiro continuar ser euzinho, com o meu trabalho, pois acredito que logo poderei fazer mais diferença e assim por diante... e você?
Perfil do Autor
Especialista de projetos para Internet desde 1993, mantém diversos sites e projetos pessoais
Sem comentários:
Enviar um comentário