Através dos tempos poucos conceitos foram tão incompreendidos e maltratados pelo ser humano como o conceito de “Anarquia”. Sistematicamente deturpada e frequentemente associada a conceitos como caos e desordem, a palavra anarquia deriva da raiz grega αναρχία – an (sem) e archê (governador) – e designa o ideal comum a todos aqueles que advogam a liberdade, a abolição do capitalismo, do estado e de qualquer tipo de autoridade que não seja livremente aceite.
&uotContrariamente ao advogado pelos seus detractores, a Anarquia constitui, para os seus defensores, o primado da Ordem e não o caos da Desordem, sendo a Liberdade, base incontestável de qualquer pensamento, formulação ou acção anarquista, o conceito que conjuga de forma absoluta todos os anarquistas.
A Anarchopedia é um projecto cooperativo, em desenvolvimento, para a criação de um portal de conhecimento aberto e comunidade on-line anarquista, semelhante à Wikipédia, ao Wikinfo, à Disinfopedia ou ao Marxists.org, que pretende contribuir para o fim dos preconceitos e da desinformação sobre os Ideais Libertários e enquadra-los numa perspectiva de alternativa válida ao vazio ideológico que caracteriza a época em que vivemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário