terça-feira, 6 de julho de 2010

Picasso

quadro-arte-picasso-929f

 

Nova Iorque, EUA
Pablo Picasso Superstar
Se há um artista que consegue atrair aos museus milhares de visitantes, ele é Pablo Picasso. Verdadeira estrela no universo das Artes, o espanhol nascido em Málaga vê-se agora como cabeça-de-cartaz em duas importantes "salas" nova-iorquinas

Trezentos traballhos vezes milhares de visitantes, no Met; mais 100 gravuras no MoMa, e outras milhares de pessoas. Filas à porta dos museus e toda a gente na expectativa de poder dizer, um dia, "fui ver a exposição de Picasso em Nova Iorque". Ou em Paris ou em Madrid, que o discurso seria o mesmo. Mas agora Pablo Picasso brilha em Nova Iorque, em duas mostras patentes em dois dos mais importantes museus do mundo: no The Metropolitan Museum of Art (Met) e no The Museum of Modern Art (MoMa). Nova Iorque está por conta dele.

Até 1 de Agosto, o Metropolitan expõe todo o seu acervo de obras de Picasso, numa exposição a que deu o nome de Picasso at The Metropolitan Museum of Art. Trata-se de uma visão global da carreira do pintor, desde os arlequins dos períodos azul e rosa até às figuras abstractas que marcaram a sua fase cubista. Mas também desenhos, alguns deles expostos pela primeira vez ao público. Muitas das pinturas revelam detalhes até agora desconhecidos, que foram descobertos pelo uso da reflectografia, o que permitiu aos experts da obra de Pablo Picasso desbravar minuciosamente a tela. Pinturas como La Coiffure (1906), por exemplo, indicam-nos o uso de três camadas de tinta por baixo da imagem definitiva. Mas este é, apenas, um "enorme pormenor"... Em trinta e quatro pinturas, 58 desenhos e aguarelas, dez peças de cerâmicas e duas esculturas, além de centenas de desenhos, os nossos olhos irão seguramente descobrir outros pormenores. Em telas como Self-Portrait Yo (1900), Portrait de Gertrude Stein (1906), Woman in Profile (1901), Woman in Green (1901) At Thee Lapin Agile (1905), Still Life With Mandolin and Galette (1924), Dora Maar in a Wicker Chair (1938) ou Jacqueline With a Headband (1962). E ainda em The Actor (1904-05), recentemente restaurando, depois de uma visitante ter caído sobre ele.

Esta é, na verdade, uma apaixonante mostra dedicada a Picasso. Mas não é a única a decorrer em Nova Iorque. O MoMA, por seu lado, organizou Picasso: Themes and Variations. Menos ambiciosa, mas não menos interessante, esta mostra apresenta 123 obras do seu espólio e explora o seu processo criativo na realização de gravuras. Conhece-se a sua evolução artística, mostra-nos como utilizou esta técnica e como se inspirou nela para encontrar outros rumos. Nela são abordados 20 temas queridos ao pintor: os saltimbancos, as mulheres e as amantes, os nus e o cubismo, os minotauros... onde se incluem as aquisições de obras deste artista pelo MoMA nos últimos 15 anos.

Não é de hoje, nem de ontem: Pablo Picasso conseguiu há muito um lugar cimeiro no top das tabelas da arte mundial. Onde ele está, o êxito está assegurado, as bilheteiras estão garantidas. Pablo Picasso Superstar?
The Metropolitan Museum of Art
1000 Fifth Avenue, Nova Iorque
www.metmuseum.org
Até 1 de Agosto

The Museum of Modern Art
11 West Street 53, Nova Iorque
www.moma.org
Até 30 de Agosto

Sem comentários: