quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O nome das notas musicais

O nome das notas musicais tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais, o chamado sistema de Solmização. Estas foram retiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista. As frases iniciais deste hino, escrito por Paolo Diacono, eram:

Ut queant laxis,

Resonare fibris,

Mira gestorum,

Famuli tuorum,

Solve pollute,

Labii reatum.

Isto significa algo como: “Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos teus lábios impuros.” Mais tarde UT foi substituído por , sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incómoda para o solfejo e foi adicionada a sílaba SI, como abreviação de Sante Iohannes (São João).

Antes de se fixar como apelido, Lima era aplicado inicialmente às pessoas provenientes da região do Lima (Limia em castelhano e galego), rio que nasce no Sul da Galiza (Espanha) e encontra a sua foz na costa do Minho (Norte de Portugal). Trata-se de um nome de origem pré-romana, cuja raiz se liga aos topónimos Lemos (Monforte de Lemos, na Galiza) e Lamego (Portugal).

Sem comentários: